LEVANTAMENTO
Natal tem 15 mi de pedidos no e-commerce e aumento da taxa de fraude
Estudo da datatech revelou que dezembro de 2024 teve 15.389.692 pedidos digitais
O e-commerce brasileiro encerrou o ciclo de vendas do Natal de 2024 com 15.389.692 pedidos em canais digitais no mês de dezembro, que movimentaram R$ 8,6 bilhões. Apesar de representar quedas de 29% em número de pedidos e de 32% em faturamento em relação a novembro, mês tradicionalmente impulsionado pela Black Friday, o período chamou atenção dos golpistas na mesma medida: o número de tentativas de fraude diminuiu em apenas 2,6%. Os números fazem parte de um levantamento da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.
De acordo com o estudo, do total de solicitações de compras em dezembro de 2024, 181.309 foram identificados como tentativa de golpe, evitados por tecnologias antifraude, ante 190.839 em novembro do mesmo ano. Se tivessem sido concretizados, os golpes no período natalino poderiam gerar um prejuízo de R$ 222.684.464,57 para empresas e consumidores.
O Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da datatech, Rodrigo Sanchez, explica que os dados do ano anterior são importantes, pois podem antecipar as tendências e vulnerabilidades de 2025 em um cenário em que o ritmo de consumo e o risco de exposição caminham juntos. “A sazonalidade do varejo digital continua sendo um atrativo para criminosos, especialmente em datas de grande movimentação como o Natal e a Black Friday. As tentativas de fraude em patamares elevados reforçam a necessidade de ações preventivas coordenadas entre varejistas e provedores de tecnologia”.
Ainda segundo o levantamento, embora o volume de ataques tenha ficado ligeiramente abaixo do observado em novembro de 2024 a taxa das fraudes no total de pedidos cresceu de 1% para 1,4% na comparação dos dois períodos, indicando que, mesmo com menos compras após a Black Friday, a pressão dos golpistas sobre o canal digital permanece elevada.



